sexta-feira, 4 de julho de 2008

NFe-Programa Emissor

Emissor de NF-e grátis no site: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/emissor.aspx

* Atenção!
- Nova Versão do Emissor NFe/SP liberada em 26/09/2008, veja neste post.
- Versão Vigente: 1.0.34



- A Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo diponibiliza um programa desenvolvimdo com Tecnologia Java, que permite a geração do arquivo XML, Validação, Assinatura e Transmissão de NF-e. Também é possivel ler e gerar arquivos em formatos .txt, para integração com os aplicativos do Contribuinte.
- No site Nfe.Fazenda.gov.br, tem vídeos demonstrando como utilizar o programa Emissor-NFe.

Instalando o Java 6.03 e o Emissor-Nfe

- Para instalar o Emissor-NFe, deve ser instalado previamente, o Java versão 6.03 que pode ser baixado diretamente do Site da Sun Micro Systems, ou pelo site da Fazenda de São Paulo.

- Os manuais com informações detalhadas também estão disponíveis no mesmo site.
- Exemplo do vídeo sobre cadastramento da Empresa.


* Nova versão do Programa Emissor de NFe - 26/09/2008

Já esta diponivel a Nova versão do Programa Emissor de NFe - São Paulo
Veja o e-mail enviado pela equipe de São Paulo:

Prezados,

Informamos que ontem( 25/09/2008) foi liberada a versão 1.1.17 do Emissor de teste, com as funcionalidades do SCAN e importação nova.

  1. SCAN (Sistema de Contingência com o Ambiente Nacional):
    1. Agora as notas de série 900 a 999 com tpEmis igual a 3 serão “em contingência com o SCAN” e serão encaminhados todos para o ambiente da Receita Federal.
    2. Os lotes serão separados em lotes para a SEFAZ e lotes para o SCAN.
    3. Todos os cancelamentos, consultas situações e inutilizações de notas com séries nesta faixa (900 a 999) também serão encaminhadas para o SCAN. Caso sejam selecionadas notas de séries diferentes (notas da faixa 0 a 899 e notas da faixa 900 a 999 para cancelar ou inutilizar), o emissor irá tratar o envio tanto para a SEFAZ como para o SCAN de forma transparente para o usuário.
    4. Caso ocorra erros no consulta status serviço (ou seja, se a SEFAZ retornou que está em manutenção), o software irá apresentar uma mensagem com as formas de contingência possíveis de serem implementadas. O SCAN está entre elas.
  1. Importação nova:
    1. A importação nova de TXT (que gerava os problemas em digitação) agora está com validações por campo e houve melhora na verificação de cada item
    2. O usuário agora seleciona o diretório com os arquivos e tem a opção de selecionar cada um dos arquivos a serem importados
    3. O Manual novo de importação também será disponibilizado com as regras novas.

i. Para TXT, a única mudança foi a inclusão da versão da estrutura (grupo A) nos moldes do TXT da nota fiscal. Isso foi inserido para facilitar, caso necessário no futuro, uma mudança dos dados de cadastro (nova versão).

Atenciosamente,

Equipe do Projeto NF-e - SP

Para mais informaçoes acesse o site de São Paulo, link acima.


Vídeos do EMISSOR-NFE/SP
* disponiveis
no site: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/emissor.aspx

- Cadastrar Emitente
- Cadastrar Produtos
- Cadastrar de Cliente
- Cadastrar Transportadora

Processar Nota Fiscal:

- Digitar Nota Fiscal
- Validar Nota Fiscal
- Assinar Nota Fiscal
- Transmitir Nota Fiscal
- Imprimir Nota Fiscal
- Outras Funções Nota Fiscal

Visualizador de NFe

O Visualizador de Nota Fiscal eletrônica - NF-e é um aplicativo gratuito oferecido pela Receita Federal do Brasil e tem as seguintes funcionalidades:

  • gerenciamento de NF-e recepcionadas;
  • validação da estrutra da NF-e (Schema XML);
  • validação da assinatura digital da NF-e (assinatura digital XML e certificado digital utilizado);
  • verificação da existência da NF-e no Ambiente Nacional (repositório nacional de NF-e.
obs: Para empresas que receberam as NFe´s dom emitente em formato XML, este programa será util para visualizar de forma amigavel os dados das notas fiscais.


Observações:

Manual de Integração do Contribuinte:

- O Manual de integração do contribuinte é o documento técnico referente ao projeto Nota Fiscal eletrônica. Pode ser encontrado em: http://www.fazenda.sp.gov.br/nfe

- O Manual utilizado atualmente é o de versão 2.0.2: Manual de Integração do Contribuinte 2.0.2



Sobre o Programa Emissor grátis de São Paulo

* Veja as dicas encontradas no site: http://nfe.sef.sc.gov.br

O aplicativo disponibilizado permite a autorização de uso da NF-e em qualquer UF e pode ser baixado livremente...

Já está disponível para download gratuito a versão de produção do aplicativo para emissão de NF-e que permite a emissão de nota fiscal eletrônica com validade jurídica. A versão de produção permite a emissão e autorização do uso de NF-e em qualquer UF autorizadora, é um modelo nacional, em substituição à nota fiscal em papel modelo 1 ou 1A.

A versão de testes do emissor continuará a ser utilizada pelos contribuintes credenciados para enviar NF-e para o ambiente de testes da Secretaria da Fazenda de vinculação, com finalidade de treinamento e testes de uso do certificado digital e das funcionalidades do programa.

Download em: http://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/emissor.asp

Requisitos para uso:

  1. Possuir certificado Digital no padrão ICP-Brasil - tipos A1 ou A3;
  2. Possuir acesso à Internet;
  3. Possuir computador Processador Pentium III ou AMD K6 450 Megahertz ou superior;
  4. Possuir a versão adequada de JAVA instalado;
  5. Solicitar seu credenciamento prévio à SEFAZ/SC: A solicitação de credenciamento é feita por pessoa habilitada ao uso do S@T – Sistema de Administração Tributária (ver instruções na aba Credenciamento deste Portal).

Informações sobre o Certificado Digital:

  1. Para assinar e enviar NF-e pelo emissor de NF-e o contribuinte deverá dispor de Certificado Digital da ICP Brasil, tipos A1 ou A3. Recomenda-se o uso do e-CNPJ;
  2. O certificado digital utilizado na NF-e deverá ser adquirido junto à Autoridade Certificadora credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, devendo conter o CNPJ do estabelecimento ou de sua matriz. Para maiores informações sobre Autoridades certificadoras, autoridades de registro e prestadores de serviços habilitados na ICP-Brasil, consulte o site http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/EstruturaIcp.
  3. Não é necessário enviar a chave pública do certificado Digital para a SEFAZ autorizadora, basta que elas estejam válidas no momento da conexão e verificação da assinatura digital;
  4. Não é necessário um certificado digital distinto para cada estabelecimento da empresa. Tanto poderá ser utilizado um certificado digital em nome do estabelecimento emitente quanto um que contenha o CNPJ do estabelecimento matriz .

Informações sobre a aquisição de Formulário de Segurança:

  1. A empresa credenciada ao uso da NF-e deve possuir estoque de formulários de segurança para impressão do DANFE quando operar em regime de contingência;
  2. A aquisição dos formulários de segurança é feita diretamente dos fabricantes credenciados cuja relação está disponível no site do CONFAZ, no endereço http://www.fazenda.gov.br/confaz, em Publicações / Formulários de Segurança - Empresas Credenciadas;
  3. É necessária a aprovação da aquisição dos formulários de segurança pelo gerente regional da fazenda;
  4. Para tanto o interessado deve solicitar ao fabricante a emissão do PAFS, em três vias, contendo em observações as seguintes informações: 1)- Formulário para emissão de DANFE em regime de contingência; 2)- Dispensado de regime especial e AIDF pelo art. 19 do Anexo 11 do RICMS/SC; 3)- TTD nº 99999999999999 (informar nº credenciamento obtido no S@T).


Um comentário:

Unknown disse...

Conheça os produtos da TecnoSpeed para NF-e.

Tem componentes, soluções para sistemas legados, gerenciador de notas e um programa emissor de nfe.
Integração com arquivo texto bem simples e fornecem atualizações e suporte técnico.

Os produtos tem ótima relação custo x benefício e são compatíveis com todos os estados brasileiros. A TecnoSpeed é especializada em NF-e.

Confira a demo em nossa área de download:
http://www.tecnospeed.com.br/index2.php?pg=produtos&id=16

Obrigado!